5 Dicas infalíveis para comprar roupas

Publicado em 9 de setembro de 2009

Percebi que minhas roupas possuem muitas outras funções além de proteger e esquentar minha pele, na sociedade em que vivemos, as roupas adquirem uma importância maior, elas definem nossas profissões, nosso estado de espírito, mas principalmente, nosso status social, só este fato já é motivo suficiente para fazermos compras mais atentamente.

Quando vou às compras, elas me parecem bem racionais, mas a verdade é que compro por impulso, quando alguma peça desperta o meu desejo, sou capaz de arrumar um boa desculpa racional e convincente para mim mesmo, e acabo com roupas que ficam guardadas no armário e nunca uso.

Comecei a perceber que existem outras dimensões que me motivam na hora de consumir e que existem valores “ocultos” nos produtos e que me fazem comprar certas roupas, indo um pouco além, as roupas que escolhemos usar, conscientemente ou não, possuem códigos sutís que mandam mensagens para as pessoas ao nosso redor.

Então, para economizar tempo e dinheiro na hora de fazer compras, resolvi ser bem sincero comigo mesmo e ir direto ao assunto, sem ter que inventar desculpas maiores tentei descobrir:

Eu me visto para quem?

Em primeiro lugar me visto para mim mesmo, para expressar minha identidade e muitas vezes me ajudar a melhorar a auto-estima, aqui vai a primeira dica:

1. Faça uma breve lista das ocasiões em que escolher uma roupa causou algum problema para você. Exemplo: Primeiro encontro, entrevista de emprego, eventos, baladas, etc.

Eu me visto para que?

A realidade é que vivemos em sociedade e temos que atender às expectativas das pessoas ao nosso redor, e isto precisa de um cuidado bem especial:

2. Faça uma pequena lista com estas expectativas “sociais” que você DEVE atender e como as pessoas esperam que você se vista. Exemplo: Profissionalismo e seriedade ou criatividade e dinamismo.

O que quero dizer?

Na vida podemos seguir as marés ou liderar nosso próprio destino, neste sentido precisamos “gerenciar” nossa imagem, o que EU quero projetar conscientemente para as pessoas que quero cativar?

3. Faça uma lista com os atributos que você espera serem reconhecidos quando você estiver usando suas roupas novas. Exemplo: Elegância, Confiabilidade ou Sexy e Inovadora.

Como eu quero me sentir?

Talvez o mais importante ao sair de casa seja a minha auto-confiança, como quero me sentir com esta roupa?

4. A sugestão é fazer uma lista bem curta com as pessoas-chave com as quais você se identifica, pessoas bem sucedidas, felizes ou mesmo personagens. Exemplo: Meryl Streep em “O diabo veste Prada” ou a Fernanda Young na entrevista com a Pitti.

Com base nas respostas SINCERAS das questões anteriores, agora podemos montar a lista definitiva de elementos do vestuário, cores e acessórios que compoem nosso estilo de vida e nossa auto-imagem.

5. Crie uma lista com itens que formam este conjunto visual para as ocasiões mais importantes, nossas obrigações sociais e profissionais, a imagem que devemos projetar e observações de pessoas-chave com as quais nos identificamos.

Exemplo da lista de compras:

1. Óculos quadradinho “Marília Gabriela” para passar imagem moderna e intelectual no trabalho.

2. Terninho preto com camisa de cor forte “Glorinha Kalil” para festas e eventos mais sociais.

3. Tênis branco que a Fátima Bernardes usou na revista Caras para academia e praia.

4. Etc, etc

Com uma lista assim fica mais fácil encontrar as melhores ofertas com agilidade e suas compras vão ser eficazes e podem te trazer maior confiança e satisfação pessoal.

Claudio Vaz – Personal Stylist
Artigo publicado originalmente em minha coluna no Portal da Rede TV

1 resposta para "5 Dicas infalíveis para comprar roupas"

  • adriana leite machado
    5 de junho de 2013 (09:42)
    Responda

    sou um desafio para voce tenho 43 anos peso 54k e nao tenho um gluteo grande quase nada o que voce me sugere?


Qual a sua opinião? Deixe algum comentário!

Pode usar HTML aqui